Esta obra destina-se aos profissionais e usuários de diferentes áreas que, de alguma forma, estão envolvidos com checklists e/ou têm como função desenvolvê-los para utilização na medição: do desempenho das entregas de serviços sob sua responsabilidade; de processos e atividades realizadas; ou qualquer outro objetivo de seu interesse.
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O objetivo deste livro é fornecer um guia básico que apresente alguns dos fundamentos teóricos e práticos para o desenvolvimento de checklists efetivos, cuja gênesis é encontrada nas técnicas de avaliação.
Fundador e CEO da Performancelab Sistemas. É engenheiro pela PUC-RS, Mestre em Engenharia de Processos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT/ USP. Especialista em engenharia de produção pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), MBA em administração pela FEA/USP, especialista em Gestão de Segurança pela FECAP/SP. Autor dos livros “Competitividade em Segurança Empresarial”, Editora Atlas – Dez 2009 e “Competitividade em Gestão de Serviços: SLA/SLM”, Editora RSE – Abr. 2018. Oficial R2 do Exército Brasileiro. Experiência de mais de 30 anos em projetos de engenharia de processos, gerenciamento de riscos e segurança. Ex-professor em diversos cursos universitários e de pós-graduação. Foi diretor, por 11 anos, do Departamento de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Estado de SP – FIESP. Membro da Diretoria da ABSEG (Associação Brasileira de Profissionais de Segurança). Membro da ASIS International.
Sandro Schmitt; Ricardo Franco Coelho; Mauro DeLucca; Carlos Schwochow; Adalberto Bem Haja; Marcy Campos Verde; Luciano Caruso; Joneval Almeida; João Jaouiche; Karina Pólido; Felipe Gonçalves (In Memorium); Camila Rissi; Tatiana Diniz; Silvano Barbosa; Marco Forjaz; Diógenes Lucca; Roberto Zapotoczny Costa; Reginaldo Catarino; Kleber Reis; Erika Zanete; Célia Wada; Ademir Bertoni; Lilian Ferracini; Sérgio Hoeflich; Leandro Nery; Raphael Crestani; Marcelo Valle; Marcos Serafim; Elisabete Alves; Rita Peres e Josué Correia Paes.
CAPÍTULO 1
Visão Geral - Apresentação de conceitos de avaliação e sua fundamentação teórica.
Objetivos - Fornecer noções ao leitor sobre avaliações, suas definições e requisitos e, assim, preparar o caminho para os checklists.
Visão Geral - Metodologia para desenvolvimento de uma avaliação.
Objetivos - Permitir com que o leitor possa planejar e desenvolver um projeto de avaliação.
CAPÍTULO 3
Visão Geral - Avaliação e checklists.
Objetivos -Apresentar a conexão entre avaliação e checklist.
CAPÍTULO 4
Visão Geral -Modelos de checklists e suas aplicações em diferentes áreas dos setores de serviços recorrentes.
Objetivos -Exemplos da aplicação de checklists em diferentes temas da prestação de serviços, disponibilizados por profissionais do setor que colaboraram com o projeto.
CAPÍTULO 5
Visão Geral -Fundamentos para o desenvolvimento de checklists.
Objetivos -Disponibilizar para o leitor os fundamentos teóricos sobre checklist.
CAPÍTULO 6
Visão Geral -Metodologia para desenvolvimento de checklists.
Objetivos -Descrever o passo a passo de uma metodologia para sua utilização no desenvolvimento de checklists.
CAPÍTULO 7
Visão Geral -Transformação digital – Inteligência de dados.
Objetivos -Trazer alguns conceitos sobre transformação digital e inteligência de dados.
CAPÍTULO 8
Visão Geral -Noções sobre gestão de serviços.
Objetivos -Apresentação de noções sobre processo de produção de serviços.
CAPÍTULO 9
Visão Geral -Apresentar os principais conceitos para a medição em serviços e a utilização de indicadores de desempenho.
Objetivos -Disseminar os conceitos de medição em serviços, possibilitando o entendimento e a importância de expressar em números suas atividades operacionais.
CAPÍTULO 10
Visão Geral -SLA e SLM – Apresentação de noções sobre os conceitos de SLA – Service Level Agreement e SLM – Service Level Management.
Objetivos -Reforçar a importância desses conceitos e a aplicação de checklist e suas utilizações.
CAPÍTULO 11
Visão Geral -Apresentar conceitos da técnica conhecida como “Ciclo de Serviços”.
Objetivos -Permitir ao leitor a iniciação em uma técnica que poderá ser útil para o desenvolvimento de checklists.
CAPÍTULO 12
Visão Geral -Apresentar um modelo teórico, conhecido como 5 gaps, que traz explicações sobre a relação entre o cliente e o prestador de serviços.
Objetivos -Permitir ao leitor identificar onde as dificuldades da prestação de serviços podem ser avaliadas e melhoradas.
CAPÍTULO 13
Visão Geral -Conclusões e bibliografia.
Objetivos -Apresentação de nossas conclusões e a bibliografia consultada.
CAPÍTULO 14
Visão Geral -Colaboradores.
Objetivos -Apresentação dos colaboradores, suas formações e habilidades.
É engenheiro pela PUC-RS, Mestre em Engenharia de Processos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT/USP. Especialista em engenharia de produção pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), MBA em administração pela FEA/USP, especialista em Gestão de Segurança pela FECAP/SP.
Autor dos livros “Competitividade em Segurança Empresarial”, Editora Atlas – Dez 2009 e “Competitividade em Gestão de Serviços: SLA/SLM”, Editora RSE – Abr. 2018.
Experiência de mais de 30 anos em projetos de engenharia de processos, gerenciamento de riscos e segurança. Ex-professor em diversos cursos universitários e de pós-graduação. Foi diretor, por 11 anos, do Departamento de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Estado de SP – FIESP. Membro da Diretoria da ABSEG (Associação Brasileira de Profissionais de Segurança). Membro da ASIS International. Oficial R2 do Exército Brasileiro.
Estamos aqui com algo verdadeiramente notável, fora da caixa! Fernando Só, como autor deste livro e Christian Visval, na concepção e planejamento do projeto, se superaram.
O ICAEPS apoia e recomenda esta obra, justamente por entender que ele, mais do que um livro de cabeceira, deva ser “um manual de sobrevivência” para estar nas mãos de todo prestador de serviços e de seus clientes.
Utilizamos checklists e os sistemas da Performancelab em diversos processos de nossa empresa. Neste livro, vários exemplos e “insights” compreensivos são colocados lado a lado para comprovar a efetividade do método.
À medida que avançamos nas páginas deste livro, descobrimos que o checklist não é apenas uma lista de verificações, mas sim um sistema de aprendizado contínuo. Ele nos convida a refletir sobre nossas ações, a analisar nossos processos e aperfeiçoar nossas abordagens de problemas.
ICAESP – Instituto Catarinense de Educação Profissional e CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços