Sete em cada dez empresas no Brasil utilizam alguma tecnologia digital, como automação para controle e gerenciamento de processos, integração de sistemas, inteligência artificial e ferramentas de relacionamento com o cliente, em suas operações. Há cinco anos, o índice era de apenas 48%, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entretanto, mesmo com o índice sendo cerca de 69%, a maioria das empresas ainda estão em fase inicial do processo de digitalização de suas atividades.
Com o avanço da tecnologia, plataformas que auxiliam os gestores no controle e gerenciamento do negócio se tornam cada vez mais essenciais, colaborando com o aumento da eficiência, da qualidade dos serviços prestados, da competitividade e com a redução dos custos operacionais.
“A tecnologia que temos disponível hoje no Brasil pode ajudar uma empresa a promover a inteligência operacional do seu negócio. Com o software da Performancelab, por exemplo, é possível entender as necessidades do cliente e entregar as demandas com eficiência, tudo isso com prestador de serviço e contratante acompanhando a operação em tempo real. Isso reflete na produtividade e lucratividade da empresa, explicou Fernando Só, CEO da Performancelab.
Conheça alguns dos benefícios da plataforma de controle e gerenciamento operacional:
1. Aprimoramento das atividades em um só lugar
A ferramenta trabalha para melhorar desde as práticas de gerenciamento até o aumento da eficiência e da produtividade da empresa. Para um gerente de operações, sem falar nos funcionários abaixo dele, avaliar e melhorar as práticas existentes geralmente exige diferentes tipos de aplicativos e softwares, tornando o processo ainda mais demorado. Com o Performancelab é possível reunir todos os recursos necessários em apenas uma plataforma, como controle das equipes de campo, registro de ocorrências, evidência da entrega dos serviços, etc., reduzindo desperdícios e aumentando o desempenho.
2. Acesso a todas as informações em tempo real
Com um software de gerenciamento, toda a operação passa a ser digital, eliminando processos manuais. Essa prática permite que gestores, supervisores e funcionários tenham acesso a documentos, ordens de serviço, checklists e demais demandas operacionais via sistema, baseado em nuvem e em tempo real. Ao extinguir o papel e a eliminação das tão famosas planilhas de inspeções, a operação ganha produtividade e tempo, diminui a possibilidade de erros, a perda de documentos e a necessidade de organização de arquivos é descartada.
3. Melhora na prestação de contas
No que os funcionários estão trabalhando neste momento? Ao adotar a plataforma Performancelab é possível instruir os colaboradores nos contratos e saber o que cada um está realizando durante todas as horas do dia. O software permite a criação e delegação de tarefas com o acompanhando da sua realização, por meio de checklists e preenchimento de formulários customizados, a conclusão com histórico de ocorrências e tempo de solução. O trabalho de cada colaborador fica acessível com um clique, o que promove um ambiente de responsabilidade, comprometimento e maior produção.
4. Satisfação e fidelização dos clientes
Imagina conseguir comprovar para o seu cliente como, onde e quando todos os serviços estão sendo realizados? A ferramenta de controle e gerenciamento permite comprovar tudo o que foi entregue pela empresa de prestação de serviço, garantindo o cumprimento do SLA contratado. Na maioria das vezes, a implementação da tecnologia significa trazer maior produtividade, redução de custos e lucratividade, tanto para o contratante como para a empresa contratada.
“Muitas empresas ainda veem alguns obstáculos na implementação da tecnologia, como falta de estrutura da empresa, de conhecimento técnico ou alguma dificuldade de integração. O que muitos desconhecem é que a plataforma Performancelab é simples e fácil de aplicar, toda a ferramenta é muito intuitiva e transforma os dados coletados automaticamente em informações claras para a gestão de cada área. É uma plataforma criada para qualquer tamanho de negócio, isso porque ela pode ser feita sob medida, de acordo com cada necessidade, não importa se é uma empresa pequena ou uma multinacional”, concluiu Fernando Só.