A medição de desempenho é essencial para promover a melhoria contínua e a eficiência organizacional de um negócio, e sua importância só aumentou quando empresas de pequeno, médio e grande porte perceberam que o sucesso a longo prazo depende de planos e estratégias assertivas com o alcance dos objetivos determinados e da redução de falhas durante o processo.
Essa medição ocorre quando o gestor consegue avaliar, por meio de indicadores, como e se os setores da empresa estão alcançando os seus objetivos e se as estratégias estão funcionando conforme o esperado, auxiliando as organizações a identificar seus pontos fortes e fracos, a detectar as áreas que precisam de melhoria e ajuda a definir referências com dados históricos.
Como dizia o Professor Peter Drucker, considerado pai da gestão moderna: “não se pode gerenciar o que não se pode medir”.
Pensando nisso, a empresa Performancelab desenvolveu um sistema capaz de medir e gerenciar as operações de serviços recorrentes de forma simples, transformando em números o trabalho executado. “Nossa plataforma tangibiliza os processos por meio de checklists, evidencia as não conformidades e propicia que estas sejam resolvidas. Os resultados são redução de custos, aumento da qualidade e fidelização de clientes”, explicou Fernando Só, especialista em SLA e SLM e CEO da Performancelab.
Principais vantagens que a medição de desempenho empresarial oferece:
1. Aumento da produtividade das equipes
Quando os objetivos estão claros, fica mais fácil para as equipes se esforçarem para alcançar os resultados estabelecidos. Isso ocorre porque existem padrões e diretrizes específicas que são usadas para medir o sucesso.
2. Identificação de falhas e baixo desempenho
Com um processo de medição de desempenho implantado, torna-se possível identificar facilmente equipes com baixo desempenho e áreas que apresentam falhas, pois seus resultados podem ser comparados diretamente aos resultados de outros departamentos usando os mesmos parâmetros de medição e apresentados em dashboards.
3. Melhora a comunicação
Com métricas de medição de desempenho precisas, gerentes, supervisores e seus subordinados têm menos possibilidades de falhas na comunicação. Cada métrica é especificamente apresentada, com instruções detalhadas sobre sua composição para que não haja confusão sobre o que cada colaborador deve fazer.
4. Oferece a oportunidade de reconhecer os melhores desempenhos
Muitos profissionais de alto desempenho podem não ser reconhecidos porque os indicadores de performance e produção são calculados utilizando a média do desempenho de toda a equipe. Ao estabelecer métricas individualizadas, torna-se possível encontrar e reconhecer os melhores desempenhos de uma equipe. Isso cria mais chances para uma organização definir regras de premiação e manter seus colaboradores que mais se destacam.
5. Fornece uma cadeia de comando clara
Em um cenário de medição de desempenho, todos têm seu próprio papel e deveres a cumprir. Isso elimina a confusão que pode ocorrer às vezes dentro de uma equipe quando algumas pessoas sentem que devem estar no comando e assumir parte de um papel de liderança. Cada pessoa e equipe tem um espaço definido.
“Um dashboard bem elaborado, que sintetiza os principais indicadores de desempenho de forma gráfica, simples e de fácil entendimento, proporciona aos gestores uma percepção da organização como um todo e também individualizada, possibilitando a tomada de decisões em tempo hábil e fornecendo a todos informações coerentes e em tempo real. Tudo isso torna a comunicação entre parceiros e membros da equipe exponencialmente melhor”, finalizou Fernando.