O Brasil está cada vez mais vertical. Nos últimos 35 anos, o número de apartamentos no país cresceu mais de 300%, totalizando cerca de 7,8 milhões de novos condomínios no território nacional.
Com o surgimento de novos complexos, os síndicos precisam ter um gerenciamento eficiente das operações dos serviços recorrentes que acontecem nesses espaços, tais como atividades de limpeza, portaria, segurança, PCI (Bombeiros) e manutenção. Quanto mais edifícios estiverem sob responsabilidade de administrar, maior a necessidade de ter uma ferramenta de gestão para controlar, medir e gerenciar os serviços realizados.
“O primeiro passo que um gestor deve realizar é eliminar definitivamente qualquer processo realizado de maneira manual. Anotar informações importantes em papéis soltos, que se perdem e muitas vezes são utilizados, apenas atrapalha a operação. A conectividade nos permitiu ter um ambiente de trabalho online, por isso o síndico deve manter todos os procedimentos dos condomínios que administram 100% em nuvem. Isso vai permitir a visualização em tempo real de todas as atividades realizadas nos complexos, desde a reserva de um salão de festas até o status de inspeção dos equipamentos de incêndio, solicitações de manutenção, entre outros. Tudo isto é tratado como transformação digital – um caminho sem volta”, explicou Fernando Só, CEO da Performancelab.
O software da Performancelab foi projetado para a digitalização operacional e contém recursos avançados, que permitem aos gestores:
• Coleta de dados em modo off-line e on-line;
• Geração dinâmica das tarefas;
• Padronização e disciplina para as tarefas operacionais;
• Leitura por etiquetas QR Code;
• Evidências sistêmicas;
• Eliminação do papel na operação;
• Registro e classificação de não conformidades e ocorrências;
• Dashboards alimentados em tempo real.
“Uma maneira estratégica de melhorar a eficiência dos serviços realizados no condomínio e ainda envolver os moradores nas operações, é colocar em locais estratégicos pontos de QRCodes que dão aos moradores o poder de reportarem em tempo real suas necessidade ou ocorrências nas áreas e instalações, como uma solicitação de limpeza na área comum, um vazamento no banheiro, um carro estacionado fora da vaga, entre outras possibilidades. Além de agilizar os trabalhos, a participação dos moradores pode trazer um melhor relacionamento com a administração”, disse Fernando.
A plataforma também permite que os operadores façam a administração dos equipamentos existentes nas instalações, como soluções de combate a incêndio. Dessa forma, é possível:
• Controlar a localização dos equipamentos;
• Disponibilizar histórico de intervenções;
• Atribuir o melhor recurso técnico para cada atividade;
• Controlar o SLA da atendimentos por equipamento;
• Apresentar a disponibilidade do parque instalado;
• Evidenciar que as tarefas exigidas pela legislação estão sendo cumpridas.;
“O software da Performancelab é completo e ideal para qualquer porte de organização, porque ele se adapta às demandas de cada projeto. Nós avaliamos as necessidades do cliente e personalizamos a plataforma de acordo com as suas especificações”, finalizou o CEO.