Nenhuma empresa pode sobreviver sem dados. Por isso, transformar dados em informações valiosas continua sendo um ativo vital para as empresas continuarem crescendo. Para se ter uma ideia, mais da metade das organizações que usam análise de dados relatam decisões de negócios mais rápidas e eficazes, e muitas também obtêm melhores resultados financeiros.
Mas como transformar os dados gerados pela empresa em informações que ajudem em uma tomada de decisão? A resposta é: Business Intelligence (BI) ou inteligência de negócios.
O BI é uma ferramenta que oferece às organizações uma visibilidade completa de seus dados transformados em informações, atuais e históricas. Como resultado, elas podem gerar insights acionáveis, melhorar sua estratégia e otimizar seu desempenho. Trata-se de um recurso capaz de gerar insights significativos para os colaboradores da organização em todos os níveis.
Por que o BI é importante?
O BI utiliza tecnologias avançadas para apresentar descobertas através de dashboards interativos, gráficos, mapas e relatórios, transformando dados complexos do negócio em informações mais acessíveis e compreensíveis. Também facilita o compartilhamento dessas informações, o que amplia consideravelmente o impacto nas decisões de negócios.
Para conseguir coletar, analisar e armazenar os dados de um negócio é necessário utilizar uma ferramenta de gestão capaz de realizar essa tarefa com precisão. O módulo BI da Performancelab, por exemplo, foi projetado para concentrar os dados coletados nas frentes operacionais, transformando-os em informações e disponibilizando-os sob demanda para empresas de prestação de serviços recorrentes.
Quais os benefícios do BI para um negócio?
• Medição de desempenho: a solução de BI oferece uma visão panorâmica instantânea do desempenho de cada área de empresa, como manutenção, vigilância, limpeza, segurança eletrônica, vendas, entre outros. A plataforma da Performancelab pode gerar relatórios analíticos e dashboards interativos usando o banco de dados da empresa e integrando com outros sistemas operacionais, tais qual um ERP, se necessário. Esse monitoramento de desempenho em tempo real permite que o gestor avalie a eficiência do seu setor e tome decisões assertivas com base nas informações geradas.
• Maior eficiência: o BI melhora a transparência e a precisão dos dados, permitindo a aceleração da tomada de decisões em toda a organização. Com o BI é possível, por exemplo, monitorar com eficiência a cadeia de suprimentos, custos de mão de obra, gerenciar a programação dos funcionários e/ou ajustar os serviços em relação às necessidades e expectativas dos clientes.
A inteligência de negócios também automatiza tarefas analíticas de rotina, liberando o tempo da equipe para um trabalho mais produtivo. Além disso, indicadores claros de desempenho e rastreamento em tempo real ajudam os colaboradores a acompanhar sua produtividade e eliminar gargalos nos processos do dia a dia.
• Identificação de problemas: As ferramentas de BI reúnem dados, transformando-os em informações relevantes em tempo real, em um painel num formato visual fácil de entender, para que a empresa possa identificar erros, riscos e problemas nos processos antes que se agravem. É possível descobrir, por exemplo, quais serviços costumam atrasar ou até mesmo o que causa esses atrasos.
“O módulo BI da Performancelab reúne um conjunto de recursos projetados para coletar, processar e analisar dados, transformando-os em informações, para inteligência de negócios. Seja qual for o tamanho da empresa ou o tipo de serviço prestado, o módulo BI traz benefícios que irão ajudar os gestores na melhoria contínua de suas operações, na redução de custos, na tomada de decisões etc. Com a ferramenta é possível reconhecer padrões, alinhar a empresa com as tendências do mercado, identificar ineficiências, entre outras possibilidades”, explicou Fernando Só, CEO da Performancelab.