Nos últimos anos, os grandes eventos têm concentrado inúmeros registros de roubos e furtos em diversos estados brasileiros, principalmente de aparelhos celulares. Trata-se de um crime com data e local marcado, onde mesmo com o alto custo para entrar, gangues adquirem ingressos com o único propósito de furtar os participantes, resultando ao final da noite em centenas e até milhares de boletins de ocorrência.
Mas como realizar a segurança de shows, festivais e cerimônias de maneira efetiva? Além da presença de vigilantes e policiais militares, os organizadores precisam contar com a tecnologia. A instalação de câmeras embarcadas com reconhecimento facial, por exemplo, ajuda a encontrar criminosos que já são procurados pela polícia. Em caso de uma ocorrência, a análise de vídeo também é capaz de encontrar o suspeito ao filtrar suas características, como cor da roupa e acessórios.
E para administrar, controlar e medir todas as atividades, os operadores precisam de um software que efetue a gestão das ocorrências em tempo real. O software da Performancelab, por exemplo, conta com recursos capazes de:
• Controlar as equipes de campo;
• Evidenciar a realização dos serviços;
• Registrar ocorrências e não conformidades diretamente em um aplicativo;
• Gerenciar o desempenho através de checklists customizáveis;
• Entre outros.
A solução foi utilizada na última edição da Oktoberfest Blumenau, que reuniu mais de 630 mil pessoas durante os dias de festividades. A equipe de segurança do evento sabia da existência de quadrilhas especializadas em furtos e por isso trabalhou para combater essas ocorrências. Utilizando o software da Performancelab, os organizadores conseguiram reduzir em 80% as ocorrências de roubos de celulares.
“Uma das formas de aplicação da plataforma Performancelab é justamente na parte de automatizar as atividades operacionais. Um agente em campo consegue, por exemplo, registrar um evento e alertar sobre uma não conformidade para a central, tudo em tempo real através do nosso aplicativo, garantindo a segurança das festividades. Esse mesmo recurso pode ser aplicado em outros cenários, como em uma atividade de ronda em uma empresa, por exemplo”, explicou Fernando Só, CEO da Performancelab.