O estado de São Paulo registrou mais de 42 mil roubos e furtos de celulares entre janeiro e fevereiro deste ano, o que corresponde a um caso a cada 1 (um) minuto, em média, segundo dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo a partir de informações de boletins de ocorrências. Os números não são precisos e podem ser maiores, pois muitas das vítimas não registram um BO.
Os smartphones são os objetos mais cobiçados pelos criminosos porque, além de conter muitos dados pessoais, permite realizar transações fraudulentas pelos aplicativos de bancos e depois fazer a venda do aparelho furtado/roubado em um mercado paralelo.
O crescente número de ocorrências tem causado medo nos moradores dos bairros de São Paulo, uma vez que as ações acontecem tanto à noite como em plena luz do dia. E a pergunta que fica é: existe alguma forma de aumentar a segurança dessas regiões, além do trabalho dos agentes de segurança pública?
Pensando na segurança de bairros e cidades, a Performancelab desenvolveu um módulo em sua plataforma de gerenciamento chamada “Segurança Expandida”. O recurso pode ser aplicado em projetos de segurança que desejam estabelecer uma rede de monitoramento entre moradores e membros da sociedade, para que todos possam contribuir com a segurança do espaço onde trabalham e residem.
“Muitas empresas de segurança realizam projetos em que condomínios, casas e pontos comerciais se unem para compartilharem equipamentos e sistemas de segurança nas ruas, dessa maneira, caso ocorra uma ocorrência, como um furto, roubo e até mesmo um acidente, a solução permite o acionamento de uma notificação de emergência (pânico) para a retaguarda operacional e o registro do evento”, explicou Fernando Só, CEO da Performancelab. “Indo além das imagens, com a Segurança Expandida é possível que tanto os colaboradores do projeto como pessoas que visitam ou passam pelo bairro possam reportar um evento que presenciaram”, completou Fernando.
A solução funciona da seguinte forma: QR Codes são disponibilizados em pontos estratégicos do bairro, como nos postes de monitoramento de imagens da CoSecurity , partes externas e internas de condomínios, tais como suas portarias, e ao ler o QrCode e abrir o link a pessoa tem acesso a um formulário simples e personalizado em que pode reportar uma ocorrência. Assim que o formulário é enviado, a central de monitoramento que gerencia o projeto de segurança recebe uma notificação em tempo real e pode ajudar na resolução do caso. Assaltos, furtos, danos a propriedades e até desaparecimentos de pets podem ser registrados, tornando a ferramenta mais um recurso para auxiliar no esclarecimento dos fatos.
“Além de ser um ótimo recurso para reportar eventos, é também uma ferramenta estratégica para os gestores, que conseguem ter acesso a informações valiosas. Com ela é possível saber quais são os eventos mais frequentes, quando eles acontecem, em quanto tempo são solucionados, entre outros fatores, podendo aumentar o desempenho dos processos e das equipes de segurança”, finalizou Fernando Só.