A Performancelab desenvolveu em sua plataforma o módulo de Inspeção e Supervisão, com o objetivo de proporcionar aos prestadores e tomadores de serviços a melhora no gerenciamento de suas rotinas operacionais, a padronização dos procedimentos e o aumento da eficiência das equipes de campo, gerando mais controle, produtividade, redução de custos e lucratividade.
Com o Sistema é possível controlar e gerenciar as operações de serviços recorrentes, por meio de anotações das inspeções de rotina nas visitas de supervisão, registrando locais, data, hora e tempo de duração, tudo isto monitorado por QRCodes e geolocalização. Para padronizar as atividades da equipe operacional, por meio de um aplicativo específico, são utilizados checklists customizáveis. Permite registros online ou offline das não conformidades e ocorrências detectadas, diretamente no app.
Todos os dados coletados durante as atividades operacionais são transformados automaticamente em informações e exibidas em dashboards e gráficos interativos com os indicadores de desempenho (KPIs).
“Com o módulo de inspeção e supervisão da Performancelab é possível gerenciar o nível dos serviços prestados e atender contratos com SLA, aplicando-o em avaliações de desempenho, manutenções preventivas e corretivas, medição de resultados, conformidade de processos, auditorias e garantia de qualidade. Os checklists são customizáveis de acordo com as necessidades do cliente. A Solução tem sido aplicada em indústrias, condomínios, comércio, eventos, área médico hospitalar, setor de refeições e muitos outros segmentos. Diariamente recebemos 18 mil acessos à nossa plataforma, e através dela já foram aplicados mais de 80 milhões de inspeções, 5 milhões de checklists, registrados 15 milhões de não conformidades e 2 milhões de ocorrências”, explicou Fernando Só e Silva, CEO da Performancelab.
Checklists nos Processos Operacionais
Para padronizar a coleta de dados nas atividades operacionais e registrar as ocorrências, a Performancelab utiliza metodologia própria fundamentada na criação de checklists personalizados, que garantem a replicação e padronização dos processos.
“Um checklist bem desenvolvido ajuda o avaliador a não esquecer aspectos importantes da inspeção, aumenta a objetividade, a credibilidade e padronização da avaliação e reduz a possibilidade de falhas. Além disso, as listas de verificações (checklists) são úteis para planejar projetos, monitorar e orientar sua operação e avaliar seus resultados. É uma maneira de tangibilizar os processos e atribuir notas ao desempenho das tarefas, consistindo na tal medição das entregas dos serviços”, explicou Fernando Só.