Os checklists são um importante instrumento para as organizações, seja ela pública ou privada, colaborando com a padronização dos procedimentos e garantindo consistência e precisão nos processos. A metodologia de checklist permite que a sua aplicação possa ser feita em todos os tipos de segmentos, inclusive em projetos militares.
Quando o Brasil iniciou suas missões de paz no Haiti, por exemplo, o Exército Brasileiro precisava de uma ferramenta que os ajudasse nos seus processos operacionais, por isso contrataram o trabalho da Performancelab, empresa focada no desenvolvimento de soluções para medição, controle e gerenciamento de desempenho, para desenvolver o sistema.
A plataforma tinha o objetivo de:
• Padronizar e automatizar procedimentos;
• Gerenciar o desempenho de atividades;
• Controlar equipes;
• Diminuir os riscos em diversas áreas;
• Integrar a operação logística;
• Produzir relatórios para medir o desempenho;
• Entre outras possibilidades.
“A equipe de operações de paz já utilizava a metodologia do checklist para avaliar os contingentes, mas tudo era feito manualmente, através do preenchimento de planilhas impressas e sem qualquer automatização de dados, que não possibilitavam uma análise rápida de dados ou auditoria. O nosso sistema permitiu ao Exército o controle e gerenciamento de alguma de suas operações em tempo real. Foi possível, por exemplo, padronizar a entrada e saída de veículos, registrar os militares responsáveis pela liderança nas saídas em missões, controle de quilometragem, data e hora das entradas e saídas dos veículos e seus respectivos destinos, procedimentos de segurança entre outros controles e checagens”, explicou Fernando Só, CEO da Performancelab.
O gerenciamento das informações colaboraram para que a equipe pudesse identificar e calcular, por exemplo, itens de manutenção que seriam necessários para os veículos no futuro, agilizando o procedimento interno de aquisição e evitando uma possível falta de suprimentos importantes.
Os checklists eram aplicados para inspeções nos processos operacionais, facilitando o acompanhamento das tarefas e serviços. “Todas as operações ficam auditáveis e o acesso pode ser realizado com apenas alguns cliques. O modelo ainda pode ser replicado e implantado em outras missões, uma vez que o mapeamento de processos fica registrado. No cenário militar, a plataforma da Performancelab pode ser utilizada para controle patrimonial, de viaturas, armamentos, equipes de manutenção, atendimentos de saúde e assim por diante”, finalizou Fernando.
Para conhecer mais sobre a Performancelab, nossas ferramentas e tudo o que podemos fazer pela sua empresa na prestação de serviços recorrentes, fale com um de nossos especialistas!