Nos últimos anos surgiram uma série de tecnologias avançadas, baseadas em inteligência artificial, aprendizado de máquinas e de comportamentos, entre tantas, que permitiram o desenvolvimento de sistemas capazes de coletar e analisar dados de uma organização e transformá-los em informações em tempo real. Esses recursos inteligentes garantem que gerentes e supervisores possam acessar a plataforma e terem acesso a informações, “on demand”, sobre o que está acontecendo em campo na sua operação, podendo tomar decisões imediatas que ajudem o negócio, os colaboradores e os clientes.
O objetivo da ferramenta de inteligência operacional é tornar o gestor o mais bem informado possível sobre sua operação, para poder agir rapidamente na solução de problemas. Em uma operação de segurança, por exemplo, caso uma câmera pare de funcionar, automaticamente um chamado é criado para a equipe de manutenção e a responsabilidade pela solução do problema passa a ter “dono”, inclusive com SLA determinado. Para empresas de terceirização de limpeza, um cliente em um shopping que identificou um vazamento no sanitário poderá entrar em contato com a empresa via QR Code, preenchendo um formulário, e reportar a ocorrência; a ordem de serviço é emitida e direcionada para a equipe responsável, tudo em tempo real, com os SLAs estabelecidos.
O supervisor da operação poderá acompanhar o tratamento das solicitações desde a entrada da ordem de serviços até a sua conclusão, podendo mensurar quantidade de chamados recebidos, tempo gasto para resolver a demanda, áreas que tiveram mais problemas, os tipos de problemas mais comuns, entre outras informações.
Todos os dados coletados são transformados em informações pela plataforma, ficando disponíveis de maneira organizada e clara em dashboards interativos, com possibilidade de emissão de relatórios analíticos.
“Ideal para ser aplicado em serviços recorrentes, a plataforma de inteligência operacional da Performancelab permite que tanto os prestadores como os contratantes tenham acesso a informações que mostram o cumprimento dos serviços contratados, validando (ou não) o cumprimento dos SLAs estabelecidos. A ferramenta ainda mede o desempenho das atividades através de indicadores, permitindo que os gestores intervenham de forma proativa para melhoria contínua dos processos, gerando mais eficiência e até redução de custos ao identificar problemas e gargalos na operação”, explicou Fernando Só, CEO da Performancelab.
A plataforma também permite integrar e cruzar os dados com outras ferramentas utilizadas pela organização, como um ERP, por exemplo, gerando indicadores-chaves de desempenho para a tomada de decisão de toda a companhia.
“O principal benefício da inteligência operacional é ter a capacidade de abordar questões e oportunidades operacionais conforme surgem na rotina ou mesmo antes que surjam, como no caso de manutenção preditiva. O recurso também capacita os gerentes e supervisores a tomarem melhores decisões estando mais bem informados, e essa maior visibilidade e percepção sobre a operação pode levar a redução de custos e vantagens competitivas sobre os concorrentes”, finalizou Fernando.