Para manter a segurança de uma empresa todos os recursos disponíveis devem ser utilizados para contribuir com um ambiente seguro e sem ocorrências. Uma das formas de aumentar ainda mais a segurança em uma empresa é treinar os colaboradores para identificarem e relatarem situações fora do comum durante as suas rotinas.
Um carro estacionado em uma área que não deveria, uma pessoa não identificada utilizando o computador de um setor ou uma mala abandonada em um corredor são anomalias, situações diferentes, que ao serem percebidas por um funcionário e relatadas, poderão ser tratadas rapidamente pela equipe de segurança.
Ocorrências reportadas por colaboradores
A solução, desenvolvida pela Performancelab, permite que através do preenchimento de um simples formulário, obtido pela leitura de um QRCode ou por um link de internet, o funcionário possa relatar o acontecimento. Imediatamente após o envio, a solicitação é transferida para o departamento de segurança, que pode avaliar a gravidade e dar andamento a ocorrência com SLAs específicos.
Os QRCodes podem ser colocados em diversos pontos estratégicos da empresa, como recepção, estacionamentos, banheiros, elevadores, refeitórios, equipamentos ou depósitos.
“Qualquer um dos colegas de trabalho de uma empresa pode ser um colaborador valioso para manter os esforços de segurança da companhia. Tanto a empresa como o funcionário têm o interesse de manter um ambiente seguro de trabalho, por isso os QRCodes acabam sendo um dispositivo constante de coleta de dados e feedbacks estabelecido entre a empresa e os empregados”, falou Fernando Só, CEO da Performancelab.
Chamado de “Segurança Expandida”, o projeto já rendeu bons frutos para as empresas em que foi aplicado, se tornando uma ferramenta de baixo custo e alta performance para aumentar a segurança no ambiente de trabalho.
“Sem os relatos dos colaboradores, muitos acontecimentos que poderiam ser evitados se transformaram em prejuízos e tornam a companhia vulnerável. Com uma ferramenta simples como a Segurança Expandida, e um breve treinamento, é possível transformar a rotina da empresa, tornando todas as suas instalações mais seguras e protegidas”, finalizou Fernando.