Ou talvez usando outras palavras para este questionamento: “sua empresa precisa fornecer informações sobre o desempenho de sua operação nos contratos, tanto para seus clientes externos quanto para toda estrutura interna, de retaguarda, que faz a máquina se mexer, compilando os resultados e gerenciando-os? Ela está pronta para tal, com a incorporação de tecnologia digital”?
Segundo Nigel Fenwick: “o que toda empresa precisa é de uma estratégia de negócios sólida, construída em torno dos recursos digitais de amanhã”. Pois uma estratégia de transformação digital não é apenas um investimento no presente, mas uma garantia para o futuro. Posiciona as organizações para sobreviverem e prosperarem em ambientes onde a tecnologia é o principal motor econômico. Aqueles que não se adaptarem correm o risco de ficar para trás, enquanto aqueles que abraçam as mudanças estão preparados para liderar o caminho rumo a um desempenho de sucesso e duradouro.
As empresas de serviços recorrentes não podem mais ignorar, devem saber desta urgência de transformar suas operações para o modelo digital. Aquelas que se autodenominam “prontas para o futuro” estão se destacando ao operar de forma completamente nova – incorporando a transformação para remodelar seus processos, utilizando dados valiosos para guiar decisões tanto em suas operações como nos direcionamentos estratégicos, investindo em talento humano para implementar uma força de trabalho especializada. Não é apenas uma questão de moda; a comprovação está nos números dos líderes de mercado e em empresas com fortes curvas ascendentes de crescimento. Segundo pesquisas de organizações de prestígio, empresas de alto desempenho, que estão colocando a gestão baseada em dados (datadrivers) no comando para impulsionar o crescimento, estão alcançando níveis de eficiência quase dobrados e uma lucratividade três vezes maior do que seus concorrentes fora do digital.
Mas afinal, o que é a transformação digital? É a incorporação de tecnologias baseadas em sistemas para o processamento de dados e transformação em informações, com a coleta desses dados na operação de serviços, na produção de produtos, no gerenciamento de processos, na proposição de valor e desenvolvimento de estratégias na organização. Trata-se de um conceito amplo que envolve a reestruturação completa dos processos de negócios da empresa, para aproveitar o potencial total das tecnologias digitais e aprimorar a experiência com seus clientes. Isso inclui mudanças culturais e organizacionais, além da implementação de novas tecnologias e sistemas para criar modelos de negócios e fontes de receita. É um processo contínuo que visa manter uma empresa atualizada e competitiva em um ambiente de negócios em constante evolução, usando tecnologias digitais como ferramenta para obter sucesso. Esta iniciativa visa aumentar a sua capacidade de competir, bem como envolver e atender melhor seus colaboradores e clientes. A transformação digital geralmente tem um escopo amplo e pode exigir uma revisão e reengenharia de todos os processos da organização, incluindo cadeias de suprimentos, fluxos operacionais, organograma, habilidades dos recursos humanos, até interações com os clientes e proposição de novos valores para todas as partes envolvidas. Além disso, prevê a construção de infraestrutura e habilidades necessárias para aproveitar as vantagens da tecnologia em rápida evolução e que pode trazer como resultados as tão almejadas vantagens competitivas.
Mas e a sua organização? Está presa no passado ou acompanhando o ritmo, pronta para abraçar o futuro? A transformação digital não é apenas uma escolha, mas uma necessidade premente. As tecnologias e processos digitais capacitam as organizações a responder de forma ágil às demandas dos clientes, tanto no presente quanto à medida que essas demandas evoluem. Mais do que isso, a transformação digital constrói a base e desenvolve as habilidades necessárias para tirar proveito das tecnologias em rápida evolução, conferindo assim uma vantagem competitiva crucial.
A Performancelab desenvolveu uma metodologia aplicada por meio de seu software para proporcionar a transformação digital na operação de empresas que fornecem ou contratam serviços recorrentes. Por exemplo, no seu módulo “Forms” a plataforma disponibiliza a possibilidade de coletar dados em qualquer lugar da operação, por meio de um formulário customizável, lido num QrCode ou num link internet. As possibilidades de aplicações são inúmeras, acesse o link Performancelab e saiba como digitalizar sua operação e transformar sua empresa numa “datadrive”.
Fernando Só – Engenheiro, MSc. Fundador e CEO da Performancelab – fso@performancelab.com.br
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