A transformação digital é fundamental para as empresas que desejam se destacar neste mundo atual, calibrado, expresso em números e cada vez mais orientado por dados. Um passo inicial eficiente nessa jornada é a utilização de checklists, que simplificam a inserção nesse novo cenário.
A evolução já começou. Diz respeito a pensar de forma digital e criar modelos de negócios alinhados com este pensamento. Esteja preparado para acompanhar ou corra o risco de ficar para trás. A chave não é apenas entender as tendências digitais e sociais, mas, mais importante, entender como elas funcionam juntas. Toda empresa precisa estar apta a fazer a mudança
Segundo Marc Benioff, da Salesforce, “a transformação digital começa e termina no cliente”, enfatizando que os avanços tecnológicos visam melhorar as experiências dos clientes com serviços e produtos, recompensando com maior engajamento as empresas conectadas e digitalizadas.
A incorporação de tecnologias de dados nos serviços recorrentes transforma a operação, o gerenciamento de processos e o desenvolvimento de estratégias, possibilitando decisões com mais conhecimentos e mais efetivas. Essa transformação leva a novas oportunidades de negócios, reestruturando processos internos e interações com clientes para proporcionar-lhes experiências mais personalizadas.
Este conceito envolve mais do que a implementação de novas tecnologias, mas também mudanças culturais e organizacionais que permitem às empresas criarem vantagens competitivas. A transformação digital exige uma revisão abrangente dos processos, desde a cadeia de suprimentos até as interações com clientes, desenvolvendo novas habilidades e adotando a infraestrutura necessárias para aproveitar a rápida evolução tecnológica.
Uma transformação digital bem-sucedida responde às demandas atuais dos clientes, incrementa seus ganhos e prepara as organizações para o futuro, onde a tecnologia será o principal motor econômico. Com a plataforma Performancelab, por exemplo, empresas podem observar aumentos de desempenho entre 20% e 30% já no primeiro ano.
Para ingressar nesse mundo digital, começar com checklists é uma estratégia simples e eficaz. Perguntas tais como: “Como seus dados são capturados? como são transformados em informações e conhecimentos? quais são os principais indicadores usados na sua operação? o que você tem de informações válidas? como você mede a entrega de seus serviços? como seus clientes avaliam essas entregas? … ajudam a iniciar o mapeamento do caminho para uma transformação eficiente. As empresas que adotarem uma estratégia de digitalização abrangente, integrando pessoas, sistemas e dados, estarão mais preparadas para o sucesso.
O uso de checklists no processo de digitalização garante que todas as etapas sejam seguidas, facilita a medição confiável do progresso e permite ajustes necessários para o sucesso das mudanças. Isso ajuda a evitar desperdícios, padronizar processos e estabelecer prioridades claras.
As empresas devem abraçar essa transformação, entendendo não apenas as tendências digitais, mas construindo uma estratégia de digitalização de suas atividades que aproveitam a interação de pessoas, sistemas, dispositivos e aplicativos, com os dados que eles geram e a transformação desses em informações válidas e por fim em conhecimentos e melhores resultados. Adaptar-se rapidamente é essencial para manter a competitividade no ambiente atual.
A Performancelab, com seus sistemas digitais, está comprometida em ajudar empresas a enxergar seus negócios com um olhar crítico, pensando no futuro e agindo no presente. Auxiliando-as a lidarem com a única decisão que se apresenta na pauta estratégica atual: “o quão bem esta transformação será feita”. Aproveitar ao máximo os dados disponíveis é essencial para alavancar a transformação digital e garantir que a tecnologia realmente contribua para o crescimento dos negócios e aumento dos resultados. Nossa plataforma digital oferece um módulo específico para apoiar essa transformação, coletando dados diretamente na operação e utilizando uma metodologia exclusiva de inteligência operacional. A ferramenta para a coleta de dados, nas inspeções e auditorias de processos, é o checklist, desenhado especificamente para cada cliente e situação. Click aqui e conheça mais sobre nossas soluções.
São nas perguntas que está o conhecimento! Aplique um checklist e faça melhor!!!
Fernando Só e Silva, Eng. MSc, Fundador e CEO da Performancelab. Autor do Livro “Projeto Checklist”.