Você já parou para refletir sobre como sua longa permanência em um cliente pode levá-lo à perigosa “zona de conforto”?
De fato, cair nessa armadilha é um risco considerável. É comum que, após anos de prestação de bons serviços para um cliente específico e a construção de uma forte parceria, você comece a se sentir menos pressionado para atender às suas expectativas. Como diz o ditado popular: “somos pratas da casa”, dando a entender que o contrato está garantido. No entanto, na realidade, o oposto deveria ser o verdadeiro. Ser considerado parte integrante da “casa” traz consigo uma responsabilidade maior: a obrigação contínua de buscar novas formas de se reinventar e inovar, garantindo resultados efetivos para superar as expectativas do cliente.
Todo prestador de serviços sabe que a segurança está sujeita a uma má avaliação sempre que ocorre um incidente. Uma única falha pode abalar a amizade e a parceria estabelecidas, levando até mesmo à perda do contrato ou à necessidade, pelo contratante, de uma nova licitação. Como lidar com essa situação e mudar essa cultura? Aqui reside um desafio significativo para os fornecedores de serviços, muitas vezes resultado de uma certa complacência.
O caminho para neutralizar essas situações é através de projetos de melhoria contínua, amplamente difundidos em áreas como engenharia e fabricação, mas ainda pouco explorados na prestação de serviços, especialmente em segurança e facilities.
A Performancelab desenvolveu uma metodologia e um módulo em seu software justamente para introduzir melhorias tangíveis por meio de indicadores. Essa abordagem inclui o registro de ocorrências preventivas, demonstrando como investimentos em gestão de riscos e segurança podem gerar retornos mensuráveis, apresentados em uma linguagem compreensível para a alta gestão.
Um dos destaques dessa metodologia, aplicada à segurança patrimonial, é a capacidade de calcular o Retorno sobre Investimento (ROI), através da comparação entre o valor dos potenciais perdas evitadas e as perdas efetivas, expressas em termos monetários. Esse acompanhamento sistemático por meio de indicadores permite justificar os investimentos na prestação de serviços e avaliar seu impacto econômico-financeiro.
Por exemplo, na atividade de ronda no estacionamento da empresa, um vigilante encontra um veículo com a janela aberta e a fecha, evitando um possível furto. Qual é o valor dessa ação preventiva e como ele é registrado para justificar os investimentos? A metodologia do Performancelab oferece uma resposta clara.
Segundo Fernando Só, fundador e CEO da Performancelab: “Com a evolução dos modelos de gestão e a crescente concorrência no setor de serviços, especialmente em segurança, é crucial calcular o ROI para avaliar e justificar economicamente os serviços entregues ou recebidos pois no limite desse conceito poderá haver um outro questionamento: Do valor pago pelos serviços prestados ou contratados, QUANTO efetivamente está sendo entregue ou recebido, em termos monetário? Nosso Sistema Performancelab oferece as respostas e as ferramentas apropriadas para resolver esse dilema.”
Saiba mais sobre como podemos ajudá-lo a evitar a “zona de conforto” e impulsionar a melhoria contínua…
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